MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL Materiais PerfurocortantesManual de Saneamento FunasaRelatório anual da qualidade da águaRELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADEEstiagem PCJPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJRelatório Anual da Qualidade da ÁguaCaçambeirosAtibaiaRio Atibaia TelemetriaCIPACiiagroPlano Municipal de SaneamentoRadar de ChuvasConsórcio PCJ
MONITORAMENTO DE PERDAS
31 JUL 2018

Saae implanta Monitoramento do Piloto de Perdas do sistema do bairro do Portão.

O objetivo deste trabalho é apresentar o impacto da redução de perdas físicas na rede de distribuição de água através da análise das curvas de consumo em um distrito de medição e controle.

Com a implantação do sistema de telemetria conseguimos acompanhar na tela do computador o consumo em tempo real.

No futuro a intenção é de evoluir  para um Centro de Controle Operacional, tendo uma equipe dedicada para acompanhar este sistema 24 horas por dia.

O resultado mais significativo foi da redução de perdas físicas, onde em 05/2016 registramos o índice de 57,98% e em 08/2017, a partir da implantação do sistema, o índice caiu para 17,16 %. Uma redução de 40,82 % nas perdas, resultado das ações em campo e do monitoramento on-line dos sistemas de produção e distribuição.

Com o acompanhamento diário da produção, distribuição e consumo, também foi possível determinar o padrão de consumo da região, com vazões de pico das 11:00 às 13:00 h e das 17:00 às 19:00 h, relacionadas ao horário do almoço e banho no final da tarde.  Vazões mínimas noturnas das 3:00 às 5:00 h da manhã, onde podemos observar que a vazão permanece entre 0,9 a 1,1 l/s.

Essa implantação significa uma melhoria na prestação dos serviços e uma significativa melhora na busca da redução total de perdas.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta