MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
CARROS FLEX SERÃO ABASTECIDOS SÓ COM ETANOL
25 AGO 2018

Veículos flex da frota municipal serão abastecidos só com etanol

 Medida do Governo reforça a política de sustentabilidade adotada em Atibaia

Portaria nº 3.985/17 estabelece a obrigatoriedade de abastecimento com combustível etanol (também chamado de álcool) em todos os veículos oficiais do tipo “flex” (que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol).
O objetivo é a diminuição do impacto causado pela queima de combustíveis fósseis em todo o planeta. Além disso, trata-se de mais uma ação de preservação do meio ambiente que está em consonância com a política de sustentabilidade adotada pelo município ao longo dos últimos anos.

 
A queima de etanol emite menos gases poluentes (responsáveis pelo efeito estufa) na atmosfera do que a combustão de gasolina. Isso acontece porque o etanol é um biocombustível, ou seja, é derivado da fermentação da cana-de-açúcar (produto renovável, de origem biológica não fóssil), produzindo em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio do que a gasolina, que é um combustível fóssil (produto não renovável).
Além disso, com a mudança de procedimento a Administração Municipal atende ao princípio da economicidade, promovendo a otimização de recursos públicos, ou seja, a promoção dos melhores resultados possíveis com os menores custos disponíveis em um determinado cenário socioeconômico.
De acordo com a portaria, o Executivo poderá, excepcionalmente, abastecer a frota com outro tipo de combustível em caso de desabastecimento de etanol no município. Além disso, o documento prevê que, em respeito ao princípio da economicidade, deverá ser utilizado outro tipo de combustível sempre que a equação custo/consumo seja mais econômica para o município.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta