MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIAATIBAIA SEM PAPEL - SAAETarifa SocialRelatório Anual da Qualidade da ÁguaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
COLETA DOMICILIAR
27 MAR 2020

Descarte adequado do lixo evita contágio do Coronavírus

Ações simples podem evitar a transmissão da doença

Em meio a pandemia do Coronavírus, que levou o Senado a decretar estado de calamidade pública do país na última semana, medidas foram adotadas para conter o avanço da doença, entre elas o cancelamento de atividades não essenciais, o isolamento social e a lavagem correta das mãos. Porém, outras ações, como o descarte adequado do lixo, também é um grande aliado na contensão do Covid-19.

De acordo com levantamento de pesquisadores, o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar, por secreções respiratórias ou por contato com gotículas contaminadas seguido de inoculação em mucosas, ou seja, olhos, nariz ou boca. Além disso, também foi encontrado pelo Instituto de Virologia de Wuhan, traços do Coronavírus nas fezes dos portadores da doença, sendo essa também uma forma de transmissão. Com isso, o lixo dos infectados pode contagiar outras pessoas se descartado de forma irregular.

Pensando nisso, a SAAE Atibaia, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico na cidade, iniciou a campanha para o descarte correto dos resíduos como forma de evitar o contágio do Covid-19 e garantir a saúde dos coletores que, atualmente, seguem trabalhando de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

“Nossos colaboradores estão utilizando os devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mas os moradores podem colaborar em prol da saúde dos que não estão reclusos. É simples: na hora de dispensar o lixo, devem inseri-los em um saco resistente e devidamente lacrado, se necessário colocar em uma segunda sacola plástica. Também é preciso que lenços, luvas, máscaras e papéis higiênicos dos casos suspeitos sejam colocados em sacos bem fechados e dispensados juntos ao lixo comum”, contou a Superintendente da SAAE Atibaia, Fabiane Santiago.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta