Menu
A solenidade começou com as palavras da superintendente do SAAE, Márcia Cavazana, que citou algumas experiências trazidas do Fórum Mundial das Águas, na França. “De tudo o que vimos lá, o que nos alenta é que o Brasil continua sendo um país privilegiado porque temos água em abundância”, afirmou.
O gerente de produção do SAAE, Dorival Hernandes, há trinta anos na empresa e cuidando da qualidade da água que abastece nossa cidade, citou alguns trechos da Declaração Universal da Água, e lembrou que nossa região é responsável pelo abastecimento de quase 10 milhões de pessoas somente na Grande São Paulo. “Temos grande responsabilidade nesse processo, nosso trabalho de preservação da bacia hidrográfica é essencial para garantir água para toda essa gente”, lembrou Hernandes.
O deputado estadual e ex-prefeito de Atibaia Beto Trícoli (PV), lembrou das primeiras ações públicas para levar água até a casa das pessoas, ainda no início do século passado. Trícoli elogiou o trabalho dos funcionários do SAAE. “De nada adiantaria termos água em abundância em nosso rio se não fosse o empenho dessas pessoas para garantir que esse bem tão precioso chegue às torneiras de nossos lares”, disse o parlamentar.
Já o prefeito de Atibaia, José Bernardo Denig, falou sobre a importância da água para a saúde. Como pediatra, ele disse que tem percebido a melhora na qualidade de vida e no crescimento das crianças. “Tenho certeza de que boa parte da diminuição nos casos de enfermidades infantis está ligada diretamente à melhora nas condições de saneamento da cidade, na qualidade da água que chega até nossas famílias e esse é um mérito muito grande do SAAE”, falou o prefeito em seu discurso.
Internamente o SAAE promoveu um concurso de frases alusivas ao Dia da Água. A frase vencedora foi conhecida no momento da solenidade, “Para pintar o quadro da vida, a tinta deve ser à base de Água”, da funcionária Lígia Patrocínio.
Para fechar o evento, alunos da Escola Municipal Florêncio Pires de Camargo, funcionários do SAAE e convidados deram um abraço simbólico na fonte da Praça das Águas, enquanto o coral do próprio SAAE cantou uma música composta especialmente para essa data.