SAAE esclarece teor de petição sobre o lago do Jardim Paulista

Petição tem informações equivocadas e utiliza foto que não corresponde ao lago; autarquia descarta possibilidade de contaminação por vazamento da rede de esgoto e alerta sobre possíveis práticas que possam prejudicar o lago

A SAAE vem a público esclarecer informações distorcidas que têm circulado, principalmente pela internet, a respeito do lago localizado no bairro Jardim Paulista. Um abaixo-assinado divulgado na plataforma Change.org, intitulado “Abaixo-assinado pela preservação do lago do Jardim Paulista”, alega, de forma equivocada, que o local estaria sendo contaminado por esgoto, colocando em risco o equilíbrio ambiental da região.

Além da alegação infundada, o autor da petição utiliza uma imagem que não corresponde ao lago do Jardim Paulista, contribuindo para a desinformação e confusão da população.

A SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia realizou uma avaliação técnica minuciosa na área e constatou que não há indícios de vazamentos na rede pública de esgoto que possam afetar o lago. Como medida adicional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, fará nos próximos dias uma verificação nos PVs (poços de visita) da rede de águas pluviais da região, com o objetivo de identificar eventuais despejos irregulares.

É fundamental que a população esteja atenta ao descarte correto de resíduos domésticos. A chamada água servida – proveniente de lavagem de quintais, utensílios de churrasqueira, resíduos de gordura e até fezes de animais – muitas vezes é direcionada de forma incorreta à rede pluvial, que foi projetada exclusivamente para o escoamento da água da chuva. Esse tipo de descarte pode contribuir para a poluição de lagos e córregos urbanos.

A SAAE reforça que resíduos como esses devem ser descartados por meio da rede de esgoto sanitário, para que recebam o devido tratamento. O descarte inadequado de lixo, gordura e restos de alimentos também é uma prática prejudicial ao meio ambiente.

A conscientização coletiva é essencial para que possamos proteger nossos recursos naturais e manter os espaços urbanos limpos e saudáveis. A SAAE agradece a colaboração de todos os cidadãos e reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a informação responsável.

15 de abril de 2025