Tarifa Social – Desconto na Conta de Água, Esgoto e Taxa de Lixo

O que é a Tarifa Social ?

A Tarifa Social Residencial, determinada pela Resolução ARES-PCJ nº 592/2024, garante desconto na conta de água, esgoto e taxa de lixo para famílias de baixa renda em Atibaia. O objetivo é assegurar o acesso aos serviços de saneamento com mais justiça e inclusão social.

Quem tem direito?

Podem solicitar a Tarifa Social Residencial as famílias que:

    • Estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
    • Ou possuem em sua composição idoso(a) acima de 65 anos ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Importante: valores recebidos do Bolsa Família ou do BPC não entram no cálculo da renda para este benefício.

Quais são os descontos?

De acordo com a Nota Técnica ARES-PCJ nº 25/2024, foi aprovada uma estrutura tarifária transitória para a Tarifa Social em Atibaia, válida até que ocorram processos tarifários subsequentes.

Água e Esgoto (valores reduzidos)

    • De 0 a 10 m³ (mínimo):R$ 25,12/mês
    • De 11 a 15 m³:R$ 3,78 por m³
    • De 16 a 20 m³:R$ 5,67 por m³
    • De 21 a 50 m³:R$ 12,45 por m³
    • Acima de 50 m³:R$ 15,26 por m³

Taxa de Lixo

Como funciona a inscrição?

    • Existem duas formas de acesso:
      1. Cadastro automático: famílias que atendem aos critérios do CadÚnico são incluídas diretamente pela SAAE, sem necessidade de solicitação.
      2. Cadastro por solicitação: caso a família tenha direito mas não seja identificada automaticamente, pode solicitar a inclusão apresentando:
    • Documento de identidade do responsável familiar;
    • Número do CadÚnico, cartão do BPC ou comprovante do benefício.

Como solicitar

Para solicitar o benefício, deverá comparecer à sede da SAAE, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 14h30, munido dos seguintes documentos:

  • conta de água

  • documento de identificação (RG ou CNH)

  • folha de resumo do CadÚnico emitida pelo CRAS do seu bairro. 

Onde solicitar?

    • Presencialmente: na sede da SAAE – Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Cidade Satélite, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30.
    • Online: pela plataforma 1DOC: Clique aqui para acessar.

O prazo para inclusão, após entrega da documentação, é de até 10 dias úteis

Perda do benefício

O desconto pode ser suspenso caso a família deixe de atender aos critérios de elegibilidade. Nesse caso, a SAAE informará o usuário com antecedência mínima de 3 meses.

Mais informações

    • Central de Atendimento 24h: 0800 0112 190
    • WhatsApp: (11) 4414-3523
    • Site: www.saaeatibaia.com.br

Se sua família se enquadra nos critérios, solicite já o benefício e garanta sua conta de água, esgoto e taxa de lixo com mais economia e dignidade.