Tarifa Social – Desconto na Conta de Água, Esgoto e Taxa de Lixo
O que é a Tarifa Social ?
A Tarifa Social Residencial, determinada pela Resolução ARES-PCJ nº 592/2024, garante desconto na conta de água, esgoto e taxa de lixo para famílias de baixa renda em Atibaia. O objetivo é assegurar o acesso aos serviços de saneamento com mais justiça e inclusão social.
Quem tem direito?
Podem solicitar a Tarifa Social Residencial as famílias que:
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- Estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Ou possuem em sua composição idoso(a) acima de 65 anos ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Importante: valores recebidos do Bolsa Família ou do BPC não entram no cálculo da renda para este benefício.
Quais são os descontos?
De acordo com a Nota Técnica ARES-PCJ nº 25/2024, foi aprovada uma estrutura tarifária transitória para a Tarifa Social em Atibaia, válida até que ocorram processos tarifários subsequentes.
Água e Esgoto (valores reduzidos)
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- De 0 a 10 m³ (mínimo):R$ 25,12/mês
- De 11 a 15 m³:R$ 3,78 por m³
- De 16 a 20 m³:R$ 5,67 por m³
- De 21 a 50 m³:R$ 12,45 por m³
- Acima de 50 m³:R$ 15,26 por m³
Taxa de Lixo
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- Desconto de 30%, conforme previsto na Lei Complementar Municipal nº 486/2005, que dispõe sobre a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD).
Como funciona a inscrição?
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- Existem duas formas de acesso:
- Cadastro automático: famílias que atendem aos critérios do CadÚnico são incluídas diretamente pela SAAE, sem necessidade de solicitação.
- Cadastro por solicitação: caso a família tenha direito mas não seja identificada automaticamente, pode solicitar a inclusão apresentando:
- Documento de identidade do responsável familiar;
- Número do CadÚnico, cartão do BPC ou comprovante do benefício.
- Existem duas formas de acesso:
Como solicitar
Para solicitar o benefício, deverá comparecer à sede da SAAE, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 14h30, munido dos seguintes documentos:
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conta de água
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documento de identificação (RG ou CNH)
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folha de resumo do CadÚnico emitida pelo CRAS do seu bairro.
Onde solicitar?
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- Presencialmente: na sede da SAAE – Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 11, Cidade Satélite, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30.
- Online: pela plataforma 1DOC: Clique aqui para acessar.
O prazo para inclusão, após entrega da documentação, é de até 10 dias úteis
Perda do benefício
O desconto pode ser suspenso caso a família deixe de atender aos critérios de elegibilidade. Nesse caso, a SAAE informará o usuário com antecedência mínima de 3 meses.
Mais informações
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- Central de Atendimento 24h: 0800 0112 190
- WhatsApp: (11) 4414-3523
- Site: www.saaeatibaia.com.br
Se sua família se enquadra nos critérios, solicite já o benefício e garanta sua conta de água, esgoto e taxa de lixo com mais economia e dignidade.