Evento reuniu representantes de mais de 18 municípios regulados para destacar boas práticas no atendimento à população
Na última segunda-feira, 9 de abril, a SAAE Atibaia participou do novo ciclo de palestras promovido pela Academia ARES-PCJ, intitulado “Melhores Práticas no Saneamento Básico”. O encontro, realizado presencialmente na sede da agência reguladora ARES-PCJ e transmitido simultaneamente pelo canal oficial da ARES-PCJ no YouTube, reuniu representantes de mais de 18 municípios regulados.
Durante o evento, a autarquia teve a oportunidade de apresentar o processo de criação e consolidação de sua Ouvidoria, destacando os avanços obtidos na gestão de demandas e no fortalecimento da comunicação institucional com os cidadãos.
A ouvidora da SAAE Atibaia, Fabiana Feitosa, abriu o evento e relembrou os primeiros passos da implantação do setor. “Começamos definindo o papel da Ouvidoria para que ela não fosse apenas mais um canal de atendimento, mas sim uma segunda instância para tratar casos não resolvidos. Nosso foco sempre foi atuar de forma colaborativa com os demais setores, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e a correção de falhas”, afirmou.
A implantação contou com um plano de trabalho estruturado, que envolveu todos os setores da autarquia relacionados ao atendimento. O objetivo era promover a escuta ativa tanto dos usuários quanto dos colaboradores, permitindo uma atuação mais sensível e eficaz frente às demandas. Com isso, a Ouvidoria passou a propor inovações e ajustes nos fluxos internos, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das necessidades da população de Atibaia, o que inclusive promoveu mudanças de procedimento nos serviços prestados, regidos pela Resolução 277/2019 da ARES-PCJ.
Vinculada ao Departamento de Assuntos Jurídicos da autarquia, a Ouvidoria conta com o suporte técnico e institucional necessário para assegurar sua atuação com autonomia e respaldo legal. A Chefe do Gabinete de Assuntos Jurídicos da SAAE, Dra. Jadhi Martinelli, também participou da apresentação e destacou a importância do embasamento jurídico em todas as fases do processo. “A implantação da Ouvidoria exigiu um olhar atento às normativas legais, tanto no âmbito da administração pública quanto da regulação específica do setor de saneamento. Trabalhamos para garantir que os procedimentos adotados estejam em conformidade com os princípios da legalidade, transparência e eficiência, o que fortalece a legitimidade das ações da Ouvidoria e assegura segurança jurídica para todos os envolvidos”, explicou.
Para o diretor técnico-operacional da ARES-PCJ, Carlos Roberto Belani, eventos como esse fortalecem o setor de saneamento. “Essa troca de experiências tem conduzido a agência à reformulação de normas. É a partir dessas discussões que surgem novas diretrizes e integrações”, destacou.
A Ouvidoria da SAAE tem como finalidade receber e analisar as manifestações não solucionadas pelos canais convencionais, com a apresentação de protocolo anterior, de modo a aprimorar os processos e a qualidade dos serviços prestados. Saiba mais: https://saaeatibaia.com.br/ouvidoria/
O evento está disponível na íntegra em: https://www.youtube.com/live/cFmx-OGAz10?si=Brm_uQkJEu-a4KC5