MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL ATIBAIA SEM PAPEL - SAAEWHATSAPP SAAEMateriais PerfurocortantesManual de Saneamento FunasaPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSARES-PCJRelatório Anual da Qualidade da ÁguaCaçambeirosAtibaiaRio Atibaia TelemetriaCIPACiiagroPlano Municipal de SaneamentoRadar de ChuvasConsórcio PCJ
TRATAMENTO DE ESGOTO
22 DEC 2020

Nesta segunda-feira (21) aconteceu a inauguração de mais uma obra histórica para Atibaia e uma das principais do Governo Municipal ao longo dos últimos oito anos: a primeira etapa da nova Estação de Tratamento de Esgoto do Caetetuba. Com investimento de R$ 42 milhões nessa primeira fase, a nova Estação garantirá mais saúde e dignidade à população e proporcionará um grande benefício ambiental para o Rio Atibaia graças à emissão de efluentes tratados nas águas do rio. Além disso, a construção e entrega, em tempo recorde, dessa etapa da ETE Caetetuba aproxima ainda mais Atibaia da universalização da coleta e tratamento de esgoto na cidade, que já evoluiu de 40% em 2013 para 85% agora.

Para a SAAE, a universalização dos serviços de saneamento básico em Atibaia tem reflexos diretos na saúde e na qualidade de vida da população, além de beneficiar o manancial de toda a região. Segundo a SAAE, quando estiver 100% concluído o novo sistema de Caetetuba atenderá cerca de 25 bairros que, atualmente, não dispõem desses serviços, o que representa um crescimento de 12% no índice total de tratamento de esgoto do município.

Segundo a Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento e responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Atibaia junto à SAAE, a nova ETE já iniciou sua operação nesta segunda-feira (21) e, nessa primeira fase do Sistema Caetetuba, tratará 70 litros de efluentes por segundo por meio de um moderno sistema de tratamento de filtros biológicos.

A nova ETE Caetetuba integra o Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia. A Estação é modular e possui três etapas de implantação, de 70 l/s cada (totalizando 210 l/s). Essa primeira fase, finalizada agora, teve início em fevereiro de 2020.

Plano de Universalização do Esgoto

O Plano de Universalização do Esgoto de Atibaia também engloba a ampliação e modernização da ETE Estoril que, atualmente, está na segunda etapa das obras e beneficiará, após a conclusão do Sistema Estoril, cerca de 63 mil moradores de 16 bairros. Conforme o cronograma de investimentos, Atibaia também contará com novas implantações de sistemas de esgoto nos bairros Portão, Usina, Tanque e Maracanã.

 
 

08000 112 190   Emergência 195   (11) 96191-6680   Atendimento Presencial das 08h30 às 14h30

 

Design por: Agência bcicleta

Protocolar 1Doc