MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJPLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa

A SAAE é responsável pela coleta e destinação dos resíduos domiciliares, em Atibaia: úmidos, recicláveis e volumosos. Consulte nos itinerários, quando o serviço é executado em seu bairro.

Coleta de RESÍDUOS úmidos

Consulte quando o serviço é executado em seu bairro

A Urbsan Logística Ambiental S/A, realiza os serviços de coleta de resíduos domiciliares no município. Iniciou suas atividades em 1/8/2023 e continuará com a prestação desse serviço até 31/07/2024.

Além disso, a empresa inova sua frota com caminhões de capacidade para 12 ton., o que proporciona uma melhora no rendimento da prestação do serviço; monitoramento online dos caminhões, que poderão ser rastreados; sistema de compactação automatizado, diminuindo o ruído e caminhão 4x4 com capacidade para 3 ton., que atenderá as áreas de difícil acesso.

A coleta é realizada nas modalidades porta a porta e por contêineres.

Todos os resíduos domésticos coletados são levados para a Central de Triagem e Transbordo de Atibaia, situada em Caetetuba, onde ocorre tembém a triagem, transbordo (carregamento das carretas) e transporte para aterro sanitário licenciado.

 

COLETA SELETIVA

Consulte quando o serviço é executado em seu bairro

Atibaia tem 100% de coleta seletiva na área urbana, administrada pela SAAE, realizada por empresa terceirizada, e com apoio dos moradores rurais do municipio . Todo o material reciclável coletado no município é encaminhado para a Central de Triagem, em Caetetuba, onde integrantes da Cooperativa São José fazem a separação do reciclável para comercialização.

A coleta seletiva de porta-a-porta é realizada uma vez por semana. No dia específico da coleta seletiva, o morador deve separar apenas o lixo reciclável para colocar em sua lixeira. Em alguns bairros a coleta será feita através de pontos de entrega voluntária - pev.

Confira algumas dicas do que pode ou não ser diponibilizado para a coleta seletiva:

O QUE É RECICLÁVEL
Papel: jornais, revistas, folhas de caderno, formulários, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes, embalagens Tetra Pak (caixas de leite, sucos), cartolina, papelão, caixas etc.

Vidro: garrafas, copos e recipientes em geral etc.

Plástico: embalagens pet (refrigerante, suco, óleo, vinagre etc.), pote de margarina, copos, materiais de limpeza, canos e tubos, sacos plásticos, frascos de xampus, detergente etc.

Metal: latas de óleo, de leite em pó, de refrigerante, de alimentos como sardinha, atum, molho de tomate etc.

O QUE NÃO É RECICLÁVEL
Papel: carbono, higiênico, metalizado, celofane, plastificado, sujo, etiqueta adesiva, guardanapo, papel toalha, tocos de cigarro, fotografias, fita crepe, papéis engordurados etc.

Vidro: espelhos, vidros planos, cristal, ampolas de medicamentos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV etc.

Plástico: cabos de caneta, tomadas, cabos de panela, espuma, teclado de computador, acrílicos, embalagens metalizadas (como de salgadinhos), mistura de papel com plástico e metal etc.

Metal: clipes, grampos, esponjas de aço, canos, latas de tinta, latas de combustível, pilhas, baterias etc.

Vale ressaltar que embalagens de isopor, como as utilizadas para embalar frios em supermercados, marmitas e as que vêm em caixas de eletrodomésticos e eletrônicos, não são recicláveis e devem ser colocadas no lixo comum.

COMO SEPARAR O RECICLÁVEL
Você deve colocar o material reciclável em um saco de lixo separado do lixo úmido (restos de alimentos, cascas de frutas etc.). Não é preciso ter um saco para cada tipo de reciclável (metal, plástico, vidro e papel), mas não ser misturado ao resíduo comum. Recomenda-se que os materiais recicláveis sejam lavados, de preferência com água de reúso, e seco para evitar mal cheiro ou proliferação de insetos. Além disso, as embalagens sujas são mais difíceis de reciclar e ainda atraem ratos e baratas.

O caminhão de coleta de lixo seco (reciclável) passará em dias alternados aos da coleta de lixo úmido (comum/orgânico).

 

CATATRECO

Consulte quando o serviço é executado em seu bairro

O serviço de CATATRECO é destinado à coleta de volumosos, que devem ser deixados para retirada na calçada, cuja coleta será executada das 7h às 16h do mesmo dia

Tem periodicidade quinzenal, com atendimento alternando dos bairros por grupos B.

Para saber quando seu bairro será atendido, consulte no link acima:

  • no itinerário -  a que grupo ele pertence (A ou B)
  • no cronograma (tabela seguinte) - quando será atendido 

Os locais atendidos aos sábados continuam mediante agendamento, pela central de atendimento ao cliente, número 08000 112 190.

O CATATRECO RETIRA:

Móveis (sofás, poltronas recicláveis, mesas, guarda-roupa, cama, cômoda, colchão e etc..) eletrodomésticos (geladeira, fogão, forno, televisão, micro-ondas, liquidificador, batedeira, torradeira e etc..) eletroeletrônicos (computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelho de som, rádios e etc.).

O CATATRECO NÃO RETIRA:

  • Resíduos de construção e demolição;
  • Cabos e fiação (devem ser acondicionados em sacos de até 100 litros e disponibilizados para a coleta seletiva);
  • Caixas d'água de amianto;
  • Lixo eletrônico (celulares, carregadores, pilhas, baterias etc.);
  • Roupas (se não tiver utilidade, deve-se acondicionar em sacos de até 100 litros e colocar na coleta comum; se tiver utilidade, pode ser doada para entidades assistenciais do município);
  • Tanques de cimento;
  • Vasos de alvenaria;
  • Vasos sanitários;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Resíduos de poda e galharias;
  • Latas com tinta, solvente ou produtos químicos.
 
 
 

Design por: Agência bcicleta