Marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama é o que mais aflige mulheres no mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos desde 2020.
O evento passou a ganhar relevância no Brasil em 2002, quando o Obelisco do Parque Ibirapuera (monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista) foi iluminado por uma luz rosa. Na SAAE Atibaia é tradição a iluminação rosa do prédio administrativo durante todo o mês, além de ações simples como, vir com algum item da vestimenta na cor, para que o assunto seja lembrado.
Outubro chegou ao fim, mas o assunto deve ser lembrado o ano todo, afinal, o diagnóstico precoce pode salvar vidas, adote essas práticas:
Fontes:INCA Instituto nacional do Cancer História Outubro Rosa
Design por: Agência bcicleta