Atibaia fica na 24ª colocação do Município VerdeAzul
Dos 587 municípios inscritos, 67 conseguiram o selo do programa. Atibaia subiu 101 posições em relação a 2012.
Atibaia recebeu na terça- feira, dia 10, o selo de Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A cidade conquistou a 24ª colocação - subindo 101 posições no ranking em relação a 2012 -, com a melhor nota desde que começou a participar do programa, em 2008. Foram 86,5 pontos em 2013. Dos 587 municípios inscritos, 67 atingiram nota superior a 80 e receberam o selo Município VerdeAzul.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o governador Geraldo Alckmin divulgaram, na solenidade do dia 10, o Ranking Ambiental Paulista 2013. Os melhores colocados em suas respectivas UGRHIs (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos) também foram homenageados, recebendo o Prêmio Franco Montoro.
Atibaia se destacou por conseguir sua melhor colocação e pontuação desde que iniciou no programa. Em 2008, a cidade ficou na 75ª posição, com 67,86 pontos; em 2009, na 136ª, com 81,45 pontos; em 2010, na 248ª posição com 65,86 pontos; em 2011, na 164ª com 77,59 pontos e em 2012, na 125ª, com 80,97 pontos.
A comissão que levantou os dados de Atibaia para atender às diretrizes do programa foi composta por funcionários representantes das secretarias da Prefeitura e representantes da SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia. Para Fabiane Santiago, superintendente da SAAE, o empenho da equipe foi fundamental para o resultado positivo. “Todos se empenharam para cumprir as diretrizes e realizar as melhorias necessárias na área de meio ambiente. O município ganha com isso, já que adota iniciativas de preservação”, destacou.
O PROGRAMA
Os municípios paulistas desenvolveram atividades e projetos importantes na área ambiental. Todas as ações realizadas em 2013 foram avaliadas pela equipe do Programa Município VerdeAzul e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
AVALIAÇÃO
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Design por: Agência bcicleta