MÍDIAS SOCIAIS
MURAL DIGITAL CONCURSO PÚBLICOREVISÃO PMSBCOLETA DE RESÍDUOSOUVIDORIATarifa SocialARES-PCJConsórcio PCJManual de Saneamento Funasa
TROCA DE HIDRÔMETROS
24 OUT 2018


1. Os hidrômetros residenciais estão sendo trocados sem a solicitação do cliente? Se sim, qual o motivo?
Sim. O objetivo da troca é reduzir os índices de perda de água tratada, bem como garantir a justiça tarifária, que visa que o consumidor pague exatamente o que consumiu.

2. O custeio desta troca feita sem a solicitação do cliente é do SAAE Atibaia?
A troca é custeada pela SAAE com verba da Fehidro - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

3. Existe algum documento, documento técnico ou laudo emitido por entidade certificadora que ateste o mau funcionamento do antigo hidrômetro e a garantia de que o novo hidrômetro faz o correto aferimento? Favor anexar cópia.
Não existem laudos individuais, porém os hidrômetros estão sendo substituídos em observância à legislação do INMETRO, Portaria nº 246 de 17/10/2000:

“Item 8 – As verificações periódicas e eventuais?
8.1 – As verificações periódicas são efetuadas nos hidrômetros em uso, em intervalos estabelecidos pelo INMETRO, não superiores a cinco anos.”
Quanto à garantia dos hidrômetros novos, esclarecemos que os lotes comprados são aferidos pela SANASA.

4. A SAAE Atibaia tem conhecimento de que nos locais onde foram trocados os hidrômetros, foi constatado aumento no consumo de água?
O consumo, em verdade, não aumenta com a troca do hidrômetro, ele está associado ao uso da água no imóvel, independente da troca do aparelho. Porém, com a substituição, pode ocorrer aumento do valor da conta, pois o novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado. Se depois da troca o consumidor verificar uma variação do valor cobrado acima de 20/30% - tendo o cliente mantido o mesmo padrão de uso – pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas do imóvel.

 

5. Quais os parâmetros para que a SAAE Atibaia, decida por trocar o hidrômetro, ou serão trocados todos gradativamente?
Todos os hidrômetros com mais de cinco anos serão trocados, gradativamente. Iniciamos pelos medidores anteriores ao ano 2000.

6. Se serão trocados, qual a quantidade de hidrômetros e seu custo aproximado. A Saae terá plenas condições financeiras para este investimento?
Nessa primeira etapa, a previsão é de 12.000 (doze mil) unidades, todos com verba da Fehidro.

 

Informações nos Telefones: 11 4414-3500 ou 0800-112-190.

 
 
 

Design por: Agência bcicleta